terça-feira, novembro 08, 2005


O que é um blog?
Depois de uma pequena pesquisa pela internet percebe-se que a definição de blog é tudo menos consensual. Sabe-se que, acima de tudo, é um espaço de partilha onde se divulgam opiniões, emoções, factos, imagens, etc que o autor, ou autores, querem disponibilizar. Como tal, um blog pode ter um cariz individual ou colectivo. Exprime a visão de determinado assunto daquela pessoa ou grupo. É um espaço de total liberdade e sem constrangimentos. A actualização da página dá-se sempre que o autor achar necessário. Mas existem muito mais defenições que tentam explicar o que é ou não é um blog e até onde ele pode ir.
O jornalismo online
Por sua vez, o jornalismo online segue linhas mais rígidas a meu ver. Apesar de também querer pôr em comum aquilo que se passa no país, numa determinada região ou num sector de actividade, por exemplo, rege-se por uma linha editorial e um livro de estilo próprio. Tem de se remeter aos factos, ao que realmente aconteceu e não permite que confundamos opinião e gosto pessoal com informação. Contudo, nos meios de comunicação online também há espaço para opinião. Esses espaços estão devidamente assinalados e pertencem a personalidades de relevo para o órgão em causa: jornalistas, economistas, médicos, membros da classe política, entre outros. A informação transmitida pelo jornalismo online é, ou deveria ser, actualizada sempre que possível, para que o "público" não se sinta defraudado sempre que acede a determinada página. Por regra, o jornalismo online deve estar na linha da frente sempre que o factor novidade assim o exigir.
Resumindo o blog pode, se quiser, dar-nos uma visão da actualidade, daquilo que se passa numa região, num país ou no mundo, mas a isso não está obrigado. Pode falar daquilo que quiser e como lhe apetecer. Já o jornalismo online não, tem por obrigação informar e deve fazê-lo de forma clara e acessível ao segmento a que se destina, sempre respeitando as regras a que está sujeito.
O que faço aqui?
Este espaço nasce no âmbito do curso de jornalismo online do Observatório de Imprensa mas não seguirá as regras rígidas da notícia. No meu blog eu quero partilhar opiniões sobre tudo o que nos rodeia, sejam assuntos mais ou menos actuais. Quero falar também de costumes, de tradições, de histórias... Quero dar espaço à cultura seja ela mais popular ou mais intelectual.

2 Comments:

Blogger Uana said...

quem és tu? homem, mulher? porque escreves aqui? não gosto deste verde! mas gosto dos gatos! E tu, gostas de gatos? aposto que tens uma gata. Becas?!?! Podias por aqui a foto dela! BJOS E podias ter-te chamado Becas!!!! Era giro!

12:09 da tarde  
Blogger TradingCourses said...

Very interesting. You may want to check out my day trading system web page day trading system I'll check back frequently.

2:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home